PROGRAMA SIMEC PAR (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC- Plano de Ações Articuladas – PAR)
Responsável: Angela Nascimento de Oliveira
Principais Metas:
Garantir o monitoramento, execução e Controle do Ministério da Educação no portal do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação.
Garantir o acesso no portal do Simec para que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em sua unidade escolar.
Garantir o cumprimento do planejamento local, consolidados anualmente, dentro das quatro dimensões: gestão educacional, formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar, práticas pedagógicas e de avaliação, e infraestrutura física e recursos pedagógicos.
Indicadores de Impactos e Resultados:
Estruturação das etapas: preparatória, diagnóstico e planejamento, todas a cargo dos entes federados.
Monitoramento dos planos subnacionais de educação na Plataforma + PNE como requisito ao início das etapas do PAR.
Assistência técnica e financeira que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão de política educacional.
Resultados:
Contribuir para a melhoria da gestão educacional, apoiando a formação de profissionais da educação, aprimorando as práticas pedagógicas e a avaliação e melhorando a infraestrutura física e os recursos pedagógicos da rede escolar, abrangendo as etapas, modalidades e desdobramentos da Educação Básica.
Informações adicionais:
O planejamento é de responsabilidade do prefeito, do dirigente municipal/estadual/distrital de educação e da equipe técnica das secretarias de educação dos entes, contando com os servidores e demais colaboradores que atuam em cada área relacionada às quatro dimensões do PAR. Para viabilizar esta atuação, até três técnicos do órgão podem ser cadastrados no SIMEC e receber senhas de acesso para registrar as informações.