Endereço: Rua João Souto Soares, Nº 168, Centro (ao lado do Colégio Estadual de Souto Soares)
Telefone: (75) 99203-1405 E-mail: smas@soutosoares.ba.gov.br
Responsável: Secretaria de Ação Social
Coordenadora: Joelma Constantina dos Santos
Atendimento: 08:00 ás 12:00 e 14:00 ás 17:00 - Segunda a Sexta.
Principais Metas: Ofertar atenções na ocorrência de situações de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violência física/psicológica/sexual, discriminações sociais e restrições a plena vida com autonomia e exercício de capacidades, prestando atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias. Presando pela articulação com os demais serviços da proteção social básica e da especial, com as demais políticas públicas e demais instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, no intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção social.
Indicadores de Impactos e Resultados: As principais ações de intervenção e atividades que constituem aos serviços a serem realizadas pelos profissionais do CREAS são: Acolhida; escuta; estudo social; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção de plano individual e/ou familiar de atendimento; orientação sócio-familiar; atendimento psicossocial; orientação jurídico social; referência e contrarreferência; informação, comunicação e defesa de direitos; apoio à família na sua função protetiva; mobilização, identificação da família extensa ou ampliada; articulação da rede de serviços socioassistenciais; articulação com os serviços de outras políticas públicas setoriais; articulação interinstitucional com os demais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos; mobilização para o exercício da cidadania; elaboração de relatórios e/ou prontuários; estímulo ao convívio familiar, grupal e social; produção de orientações técnicas e materiais informativos; e informações sobre o serviço, e sobre o Sistema de Garantia de Direitos; dentre outros.
Em relação aos impactos, são direcionados à não compreensão dos serviços do CREAS, por parte da comunidade, bem como da “rede”. E a dificuldade na resolutividade quando se depende do judiciário, o qual apresenta uma morosidade nos fazeres técnicos.
Resultados: devido as ações realizadas pela a instituição: Campanhas Informativas, Live, Posto Informativos, Rodas de Conversa e a realização de visitas domiciliares, bom acolhimento e acompanhamento das famílias referenciadas, observa-se maior resolutividade das demandas, maior compreensão dos serviços prestadas através das demandas espontâneas ou encaminhadas.