PROGRAMA – PROJETO - ICEP (INSTITUTO CHAPADA DE EDUCAÇÃO E PESQUISA)
Responsável: Equipe técnica
Principais Metas:
Garantir a melhoria da aprendizagem dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental por meio da formação continuada de educadores, aliada à mobilização social em Territórios Colaborativos, da disseminação de conhecimentos e da participação no debate político da educação.
Indicadores de Impactos e Resultados:
A execução de projeto, destinado a contribuir para a melhoria da aprendizagem de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a partir da formação continuada, aliada à mobilização política, em territórios colaborativos pela educação, que se realizará por meio do estabelecimento do vínculo de parceria;
Estruturar a equipe técnica municipal com pelo menos um diretor pedagógico e um supervisor técnico para cada segmento, que possam atuar plenamente na gestão das práticas educativas e de formação continuada da rede municipal;
Garantir condições para a equipe técnica realizar mensalmente encontros de formação continuada com coordenadores pedagógicos e diretores escolares;
Garantir condições para a equipe técnica realizar mensalmente acompanhamentos em todas as escolas da rede municipal;
Garantir na rotina de trabalho do coordenador pedagógico tempo e espaço para encontros de formação de professores e para acompanhamento da sala de aula;
Garantir a realização de diagnósticos institucionais trimestrais do sistema de escrita, de leitura e de produção de texto, a realização dos conselhos classe e a implantação dos planos de apoio pedagógico em todas as escolas;
Garantir a realização da jornada pedagógica e dos seminários didáticos e avaliativos
Elaborar e executar plano de trabalho, no que concerne ao apoio na implantação da política de formação continuada, articulada às práticas profissionais e à gestão da aprendizagem;
Organizar e elaborar em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação diretrizes para o trabalho da formação continuada;
Acompanhar e supervisionar o trabalho dos formadores nos municípios;
Articular parcerias que fortalecem melhorias na qualidade da educação nos municípios;
Promover fóruns pela qualidade da educação, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação;
Monitorar a implantação da política de formação continuada através de relatórios avaliativos semestrais, a serem compartilhados com o secretário de educação.
Resultados:
Atuar como rede colaborativa, que envolve todo o conjunto de profissionais da educação – além de pais, estudantes e representantes da sociedade civil – na busca das transformações desejadas para a melhoria do sistema educacional nos territórios envolvidos;
Desenvolvimento de uma metodologia de formação continuada de educadores, aliada à mobilização social dos atores envolvidos nas redes municipais, assumindo como estrutura de trabalho o entrelaçamento de três linhas de ação: Formação Continuada, Mobilização Social pela Educação e Produção de Conhecimento articuladas à gestão da aprendizagem;
Atuação por meio de redes colaborativas (espaços democráticos de participação, que buscam fortalecer o coletivo, considerando a identidade e autonomia de seus componentes);
Informações adicionais:
O ICEP atua em mais de 30 municípios da Bahia englobando o Território da Chapada Diamantina e Regiões próximas, Agreste Litoral Norte, Litoral Sul e Região Metropolitana de Salvador tendo como foco a ampliação da capacidade de aprendizagem, a articulação de setores público, privado e a sociedade civil, favorecendo a troca de experiências entre redes, a sistematização de conhecimento, elaboração de referenciais curriculares e materiais pedagógicos.
O Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) se disponibiliza a colaborar com os gestores e educadores do município de Souto Soares-BA, através da Tecnologia Integrada de Implementação de Políticas Públicas Municipais de Formação Continuada. Esta tecnologia se apresenta como uma alternativa interessante para fortalecer as redes de ensino. No caso dos municípios integrantes do Território Colaborativo da Chapada, observaram-se mudanças significativas no contexto educacional, com destaque para algumas:
Redução expressiva dos índices de reprovação e abandono;
Aumento expressivo do número de crianças plenamente alfabetizadas nos dois primeiros anos do ensino fundamental;
Consolidação de espaços de acompanhamento, análise e reflexão da prática pedagógica nas redes municipais parceiras;
Gestão pública comprometida com resultados na educação;
Superação das metas do IDEB projetadas por mais de 90% dos Municípios Parceiros.
Municípios com os maiores índices, nas últimas versões do IDEB, no Estado da Bahia.