Responsável: Marivânia lopes de Souza
Principais Metas:
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 2º (segundo) ano do ensino fundamental – Mata 5 do PME.
Indicadores de Impactos e Resultados:
Estruturar os processos pedagógicos de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental, articulando-os com as estratégias desenvolvidas na pré-escola, com qualificação e valorização dos (as) professores (as) alfabetizadores e com apoio pedagógico específico, a fim de garantir a alfabetização plena de todas as crianças;
Promover e estimular a formação inicial e continuada de professores (as) para a alfabetização de crianças, com o conhecimento de novas tecnologias educacionais e práticas pedagógicas inovadoras, estimulando a articulação entre programas de pós-graduação stricto sensu e ações de formação continuada de professores (as) para a alfabetização;
Resultados:
Melhorar a qualidade da alfabetização dentre os quatro eixos:
1- Formação continuada de profissionais da alfabetização;
Formação prática para professores alfabetizadores;
Formação pratica para gestores educacionais da alfabetização;
Intercâmbio de professores alfabetizadores;
Desenvolvimento profissional cooperativo
2-Apoio pedagógico e gerencial para a alfabetização
Sistemas on-line, recursos digitais e softwares de apoio à alfabetização, à literacia e à numeracia;
Apoio financeiro para assistentes de alfabetização e custeio para escolas
Reformulação do PNLD para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental
Atenção individualizada a estudantes e suas famílias
3- Aprimoramento das avaliações da alfabetização
Estudo Nacional de Fluência
Aperfeiçoamento das avaliações do Saeb voltadas à alfabetização
Avaliação de impacto das ações do programa
Avaliações formativas para atenção individualizada
4- Valorização dos profissionais da alfabetização
Prêmio por desempenho para professores, diretores e coordenadores pedagógicos
Promoção do bem-estar, motivação e engajamento profissional