Institucional
O Instituto de Pesquisas Municipais – Instituto de Publicações - é uma associação civil, sem fins lucrativos, reconhecido como Entidade de Utilidade Pública na esfera estadual (lei n° 12.771/2013) e na esfera municipal (Lei n° 8.442/2013) cuja missão é contribuir para a melhoria da administração pública, oferecendo soluções que facilitem e aprimorem a gestão e o desenvolvimento da administração pública. Nascido na Bahia, no ano de 2010, o Instituto possui uma grande cartela de serviços disponíveis à administração pública. Por isso desponta como um dos centros de excelência em assessoria em gestão pública, possibilitando aos órgãos públicos, Prefeituras e Câmaras municipais, associações, secretarias, entidades públicas aprimorarem a gestão administrativa especialmente no que concerne às exigências das Leis Federais.
O Instituto de Publicações possui um sistema integrado de serviços desenvolvido especialmente para atender as necessidades da gestão pública municipal com Soluções em Digitalização e Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Diário Oficial Eletrônico (Publicação Municipal/Publicidade Legal), Acesso à Informação (Lei 12.527/2012) e Transparência Pública (Lei 131) permitindo estabelecer um processo eficiente e seguro na gestão eletrônica das informações. Conta com uma equipe técnica especializada para auxiliar no planejamento, implementação e gestão das boas práticas de administração pública e no cumprimento das legislações vigentes.
A gestão pública no Brasil caminha a passos largos para se tornar cada vez mais transparente e eficiente. Desde a Constituição Federal de 1988, diversas leis orientam procedimentos que fortalecem a lisura e o compromisso social nos deveres públicos. Textos como a Lei de Acesso à Informação, Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar 131/2009 (que integra a LRF) e a Lei de Licitações e Contratos, de 1993, contribuem para isso.