Em 2001, a inauguração do Projeto Amazon, da Ford, em Camaçari, deu a
largada ao Polo Automotivo baiano. De lá para cá, o projeto da montadora
americana cresceu, mas a segunda planta automotiva só foi confirmada 10 anos
depois, quando a chinesa JAC Motors firmou o protocolo de intenções com o governo baiano, em novembro de 2011. O segundo passo foi
decisivo. Nestes dois anos, o polo baiano ganhou nova vida.
Outra chinesa, a Foton, já confirmou e está próxima de oficializar
uma unidade de vans e miniônibus na Bahia e o governo do Estado negocia com a mesma empresa um projeto para
caminhões.
Outras articulações já iniciadas podem efetivar também, em breve, a
meta da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração de abrigar cinco empresas automotivas em
Camaçari.
Foi o próprio governador Jaques Wagner quem tomou a iniciativa de
conduzir as negociações. Ele foi a China, teve uma série de rodadas de
negociações, conheceu as indústrias, avalou o potencial e voltou bastante
otimista:
- Estamos bem encaminhados para termos nosso parque automotivo ampliado e com
grandes investimentos - acenou Wagner.
No embalo do novo momento, a estratégia do governo baiano é ir mais além,
incluindo no polo fabricantes de motos e máquinas de construção (tratores e
similares).
“Temos que atacar por todos os lados, aproveitando as oportunidades, que são
boas. O governo baiano teve a competência para manter os laços (necessários para
atrair os negócios)”, avalia o coordenador do Grupo Executivo do Polo
Automotivo, Reub Celestino. O grupo, criado para organizar todas as informações
da área automotiva, integra a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do
Estado.
Mesmo sentimento do secretário Chefe da Casa Civil, Rui Costa, outro
entusiasta com o projeto, para quem a posição estratégica da Bahia - como ponto
intermediário entre o Sudeste e o Nordeste - o potencial de crescimento da
região nordestina, a disponibilidade de área e a política clara de incentivos do
governo baiano, via Pro Auto, são atrativos fundamentais para a empreitada
baiana.
Com visão técnica, Reub Celestino avalia com otimismo as tratativas com a
Foton, destacando a boa imagem do grupo que controla a Foton Motors do Brasil e
a receptividade dos chineses na visita das autoridades baianas, a quem foi
oferecido um almoço considerado bastante positivo. “Só se dá tanta atenção
quando há interesse. Na vida privada é assim”, raciocina Reub Celestino.
Maior fabricante de caminhões do mundo, a Foton Motors firmou protocolo de
intenções em setembro passado. A proposta prevê um investimento de US$ 300
milhões em uma fábrica a ser construída numa área de um milhão de metros
quadrados em Camaçari, com produção começando já no final deste ano.
Em operação plena (30 mil unidades, prevista para 2017, serão gerados pelo
menos mil empregos diretos e 6 mil empregos indiretos, avalia o governador
Jaques Wagner.
Negócio da China
“Estive na China em 2010, recebi os empresários no escritório da Bahia, único
estado com um posto na Apex (Agência Brasileira de Promoção da Exportação e
Investimentos), em Beijing. Agora, fui a Singapura, apresentar as oportunidades
do metrô de Salvador. O mundo conhece o Brasil via Rio e São Paulo. Se eu não
for lá fora apresentar a Bahia, ninguém virá nos procurar”, relatou o governador
Jaques Wagner sobre a atração deste empreendimento.
No campo da economia baiana, o Secretário da Indústria, Comércio e Mineração,
James Correa estima que o setor automotivo responda por 12% do PIB baiano a
partir da entrada em operação da JAC Motors.
“Será um passo importante para a
economia baiana. Não só da região metropolitana e de Camaçari - diz ele.
Para o governador Jaques Wagner, a missão agora é trabalhar pela consolidação
da cadeia automotiva, ampliando os negócios atraídos aos ramos de autopeças,
equipamentos, instrumentos e acessórios. Wagner frisou que a Bahia produz 40%
dos pneus do mercado nacional, fruto das fábricas da Pirelli de Feira de Santana
e da Bridgestone e da Continental, em Camaçari.
Novos passos estão sendo dados. Em maio de 2012, quando os carros da JAC
passaram a ser importados pelo porto de Salvador, a empresa anunciou a
implantação na Bahia do centro de distribuição de peças da companhia.
JAC confirma a produção de caminhões
Confirmada em novembro de 2012, o projeto da JAC Motors na Bahia já pode ser
cobsiderado uma realidade. A fábrica está sendo instalada em Camaçari. O
investimento é de R$ 900 milhões, com capacidade prevista para 100 mil veículos
ano. Embora a pedra fundamental tenha sido lançada em novembro, os serviços de
terraplanagem começaram antes.
A produção dos primeiros carros baianos - versões hatch e sedã do J3
projetadas para o mercado brasileiro - está confirmada para 2014.
E não serão apenas veículos de passeio. No começo do mês, a JAC Motors do
Brasil confirmou a produção dos caminhões T140, que transporta de 1,5 a 3,5
toneladas. Com isso, o aporte será acrescido de R$ 100 milhões, necessário para
a fabricação de mais 10 mil veículos ano. A atração do projeto exigiu dois anos
de negociações.
No lançamento da pedra fundamental, que contou com a presença do ministro do
Desenvolvimento, Fernando Pimentel, o governador Jaques Wagner frisou que o
projeto assegura a geração de 3,5 mil empregos diretos e 10 mil indiretos. “A
JAC Motors se torna, também, um fator de atração de novos investimentos”,
antevia o governador.
Otimismo compartilhado tmbém pelos dirigentes da indústria chinesa: “A Bahia
também oferece mão de obra especializada de qualidade, além de localização
estraté-gica para importação e expor- tação”, completou An Jin, presidente da
matriz da JAC. Na ocasião, Pimentel comentou que dirigentes chineses confirmaram
um empreendimento praticamente certo na Bahia
(Foton).
Ford
A pioneira Ford também não para de se expandir. Com uma operação atual de 250
mil veículos ano, a planta baiana está passando para 300 mil unidades. “Estamos
também iniciando a construção de uma fábrica de motores na Bahia, a primeira no
Nordeste brasileiro”, afirmou o presidente da Ford no Brasil e no Mercosul,
Marcos de Oliveira, durante o lançamento do novo Ford Ecosport, em abril do ano
passado em evento simultâneo ocorrido em Salvador e na capital chinesa
Beijing.
“A Ford em Camaçari não é somente uma fábrica, mas um dos oito centros de
desenvolvimento da empresa no mundo, com mais de mil engenheiros e, para mim, é
motivo de orgulho ver a Ford acreditando na inteligência baiana”, complementou o
governador Jaques Wagner.
A unidade de motores foi lançada em dezembro de 2011, fruto de um
investimento de R$ 400 milhões e previsão de produção de 210 mil motores por
ano. De lá para cá, todas as metas têm sido cumpridas e algumas
superadas.