Governo da BA e prefeitura de Salvador confirmam uso da CoronaVac na imunização de crianças e adolescentes
Estado solicitou doses do imunizante à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP); poder público municipal tem 60 mil doses para capital baiana.
O Governo da Bahia e a prefeitura de Salvador confirmaram, nesta sexta-feira (21), a imunização de crianças e adolescentes com doses da CoronaVac. O uso do imunizante contra a covid-19 para o público entre seis e 17 anos foi aprovado na quinta-feira (20), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estão fora dessa lista apenas os imunossuprimidos.
Ao g1, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disse ter solicitado o imunizante à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP). No entanto, não detalhou se recebeu as doses, nem quando elas serão distribuídas para os municípios.
Já a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), garantiu que as doses da CoronaVac começarão a ser aplicadas nas crianças a partir do sábado (22). A capital baiana tem cerca de 60 mil doses para essa estratégia.
Na manhã desta sexta-feira, o prefeito Bruno Reis garantiu que o município tem condições de vacinar todas as crianças da capital baiana.
"No sábado, vamos vacinar somente as crianças. As de cinco anos terão dose da Pfizer para tomar e todas as crianças de seis a 11 anos terão a da CoronaVac. Temos condições de vacinar todas as crianças da nossa cidade desde que os pais tomem a decisão de levar para vacinar", disse.
Vacinação na Bahia
Até a última quinta-feira, a Bahia contava com 11.009.610 pessoas imunizadas com a primeira dose contra a Covid-19 e 263.539 com a dose única, segundo boletim divulgado pela Sesab.
Os vacinados com a segunda dose correspondem a 9.195.329 e 1.985.168 tomaram a dose de reforço contra a Covid-19. Do público de cinco a 11 anos, 13.652 crianças já foram imunizadas.