A maior parte das escolas brasileiras (84,5%) apresenta uma
estrutura elementar ou básica. Isso significa que tem apenas água, banheiro,
energia, esgoto, cozinha, sala de diretoria e equipamentos como TV, DVD,
computadores e impressora. Na outra ponta, 0,6% das escolas apresenta uma
infraestrutura considerada avançada, com sala de professores, biblioteca,
laboratório de informática, quadra esportiva, parque infantil, além de
laboratório de ciências e dependências adequadas para atender a estudantes com
necessidades especiais.
É a informação que está no estudo dos pesquisadores José Soares Neto, Girlene
Ribeiro de Jesus e Camila Akemi Karino, da Universidade de Brasília (UnB), e
Dalton Francisco de Andrade, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
Uma Escala para Medir a Infraestrutura Escolar. Os pesquisadores utilizam dados
do Censo Escolar 2011 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep). O estudo foi feito com dados de 194.932 escolas,
incluindo públicas e privadas, rurais e urbanas.
O estudo mostra que mais de 44% das escolas da educação básica brasileiras
ainda apresentam uma infraestrutura escolar elementar, apenas com água,
banheiro, energia, esgoto e cozinha.
Os pesquisadores se dizem surpreendidos com os resultados. “Há um percentual
alto de escolas que não têm requisitos básicos de infraestrutura, como sala de
diretoria, sala de professor e biblioteca. Assim, fica transparente a
necessidade de políticas públicas que visem a diminuir as discrepâncias e promover
condições escolares mínimas para que a aprendizagem possa ocorrer em um
ambiente escolar mais favorável", diz o estudo.
"A criança, quando chega à escola, tem que ter equipamentos, conforto do
ambiente para se concentrar, se dedicar aos estudos e ao aprendizado. O
professor precisa de equipamento para desenvolver o trabalho dele, assim como a
escola", explica em entrevista à Agência Brasil um dos autores do estudo,
José Soares Neto. "O Brasil está passando por um momento em que é consenso
que se deve investir em educação. A pesquisa traz uma perspectiva de como
orientar esse investimento para resolver um problema que não é simples".
Dividindo-se por região, o Nordeste apresenta a maior porcentagem de escolas
com estrutura elementar: 71%; e apenas 0,3% com estrutura avançada. A maior
porcentagem de escolas com estrutura avançada está na Região Sul: 1,6% - na
região, 19,8% das escolas têm estrutura elementar.
Levando-se em consideração a administração, mais
da metade das escolas públicas federais (58,1%) têm uma infraestrutura
adequada, ou seja, além dos itens básicos, como água, energia e cozinha, têm
sala de professores, biblioteca, laboratório de informática, quadra esportiva e
parque infantil. Essas escolas têm uma estrutura melhor do que as estaduais ou
municipais e até mesmo que as particulares, cuja maioria (58,4%) têm uma
estrutura básica.
Outro dado destacado pelos pesquisadores é a
diferença entre as escolas urbanas e rurais. "Enquanto 18,3% das escolas
urbanas têm infraestrutura elementar, o oposto ocorre em relação às escolas
rurais: 85,2% encontram-se nesta categoria", diz o estudo.