PREFEITURA MUNICIPAL DE
SOUTO SOARES

Progrma - Formação Continuada

PROGRAMA - FORMAÇÃO CONTINUADA TERRITORIAL DO IAT PARA COORDENADORES DOS ANOS FINAIS


Responsável:  Glauciene Rosa

 

Principais Metas: 

 

Alcançar 6,6 mil educadores na formação continuada e promove a integração dos coordenadores e de todos que fazem parte do processo de ensino-aprendizagem, estabelecendo, de forma harmoniosa, as relações interpessoais. É um profissional que atua entre a direção e os professores.

 

 

Indicadores de Impactos e Resultados: 

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), realiza a Formação Continuada Territorial. A ação prevê a Formação Continuada em contexto profissional para Coordenadores(as) Pedagógicos(as), Gestores(as) Escolares e Equipes Técnicas, das redes municipais que fizeram a adesão ao regime de colaboração e, também aos educadores da rede estadual. A Formação Continuada Territorial tem como foco os educadores e equipes técnicas que atuam nos períodos do 6º ao 9º ano.

Os estudos apresentam ações que valorizem as práticas e saberes dos Coordenadores, com o objetivo de fortalecer a aprendizagem.

A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira, Cybele Amado de Oliveira, destaca que a meta da Formação Continuada é alcançar 6,6 mil educadores. “Estamos trabalhando de forma singular, unindo esforços com os municípios, com as Universidades e parceiros para a formação, com foco no 6º ao 9ª ano e no Ensino Médio”, destacou. Ainda de acordo com a diretora, a Formação Continuada é ancorada em pilares como Currículo, Avaliação e Práticas Pedagógicas

 

 

Resultados: 

 

Para o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, ter a Formação Continuada acontecendo nos 27 Territórios de Identidade é uma agenda importante para a melhoria dos indicadores. “Nossa expectativa para 2021 é muito grande. Vamos consolidar a Formação Continuada como uma estratégia indispensável para a melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes”, pontuou. O secretário também destacou que a parceria de instituições como a UPB, UNDIME, das UEBAs, CEE, UNCME, FEEBA, FORPROF e dos Colegiados Territoriais, foi fundamental para a concretização do regime de colaboração com os municípios.

 

Informações adicionais:

 

 Por conta do isolamento social provocado pela pandemia do Coronavírus, a Formação que aconteceria de forma presencial, precisou ser redesenhada para acontecer de maneira remota. Para isso, foi construído um ambiente virtual (https://formacao.educacao.ba.gov.br/). Hoje o ambiente conta com cerca de 9 mil educadores inscritos e que acompanham os encontros e conteúdos formativos nas salas virtuais da plataforma.

Para a realização da Formação Continuada Territorial, a Secretaria da Educação e o IAT contam com o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a parceria do Itaú Social

Neste 12 de julho, data em que se comemora os 121 anos de nascimento do educador baiano Anísio Teixeira, o IAT, instituto que leva o seu nome, iniciou uma série de reuniões de avaliação e replanejamento do Plano de Formação Continuada Territorial, que realiza em nome da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Os encontros, que vão ocorrer durante toda a semana, contarão com a participação dos dirigentes municipais de educação e diretores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) dos 27 territórios de identidade baianos, além de formadores, articuladores pedagógicos e equipe pedagógica que conduzem o Plano.