Responsável: Marivânia Lopes de Souza
Principais Metas:
Promove atividades esportivas e formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH em Salvador e no interior do estado.
Indicadores de Impactos e Resultados:
O Instituto Fazer Acontecer, fundado em 2003, é uma organização que promove atividades esportivas e de formação para jovens que residem em zonas com baixo IDH em Salvador e no interior do estado.
o Instituto Fazer Acontecer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que promove atividades esportivas e de formação para a cidadania para jovens que residem em zonas com baixo IDH, sem oportunidade de se desenvolverem através de atividades esportivas e de formação para cidadania; O esporte, como ferramenta de transformação social, em baixa nas escolas públicas.
Nossa perspectiva de trabalho é a de educar através do jogo e da brincadeira, oferecendo oportunidade de inclusão social e de desenvolvimento das habilidades pessoais aos jovens participantes do programa. Com esta filosofia de trabalho, já atendemos mais de 6 mil meninos e meninas ao longo dos últimos 10 anos.
Contamos com parcerias estratégicas e com o apoio institucional do poder público, o que permite à organização oferecer atividades educacionais esportivas orientadas, colaborando para que adolescentes de baixa renda se tornem agentes de seu próprio papel na sociedade. Utilizamos o lado lúdico e educativo do esporte para difundir valores como solidariedade, respeito, honestidade e cooperação, promovendo assim uma participação igual de meninos e meninas.
Resultados:
Através do Programa Esporte é brincadeira, conseguimos capacitar, atender e disseminar conhecimento para professores, socioeducadores e jovens em todo o Brasil e no exterior.
O Instituto Fazer Acontecer também é responsável por criar a Rede Esporte, que possibilita o desenvolvimento e a melhoria das políticas públicas de esporte na Bahia. A implantação dessa metodologia do IFA, em escolas públicas e programas sociais, atingiu cerca de quatro mil jovens de seis municípios baianos.
Informações adicionais:
Desde 2007, o IFC começou a realizar capacitações de educadores no programa selo UNICEF Município Aprovado. Nesta época, foi criado, o programa “Esporte é Brincadeira”. Em 2012 o IFA criou a Rede Fazer Acontecer com o intuito de desenvolver e melhorar as políticas públicas voltadas para o esporte na Bahia. Influenciar as políticas públicas de esporte, promover práticas culturais para jovens de classes populares e desenvolver o espírito crítico entre esses jovens são algumas das metas do Instituto Fazer Acontecer.
O IFC desenvolveu um projeto chamado “Esporte é Brincadeira”, apoiado pelo Criança Esperança, cuja perspectiva é mostrar o esporte como ferramenta pedagógica e de desenvolvimento social.
O objetivo desse trabalho é educar os jovens através do jogo e da brincadeira, proporcionando uma chance de inclusão social e desenvolvimento de habilidades pessoais. Deste modo, o Instituto já atendeu mais de seis mil jovens durante dez anos.
Ao doar para o projeto “Esporte é Brincadeira” do IFC, você ajuda diretamente 720 jovens prestes a se desenvolverem socialmente através do esporte além de outros 2.520 beneficiados indiretamente.