PREFEITURA MUNICIPAL DE
RUY BARBOSA

Municípios do Vale do Jiquiriçá articulam Comitês para fortalecer interação família-escola-comunidade

 21/07/2011 | EDUCAÇÃO

Como resultado das Oficinas de Formação realizadas nos dias 6, 7 e 8 de julho nas cidades de Amargosa, Maracás e Jaguaquara, mobilizadores dos 21 municípios baianos representados nessas atividades deram início às articulações para instituir Comitês de Mobilização Social pela Educação em suas localidades. A criação desses grupos de trabalho, que têm como objetivo reforçar e ampliar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade na região, será tema de debate durante a 11º Reunião do Fórum dos Secretários de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (Educavale), no  dia 28 de julho.

 

Entre os participantes das Oficinas que deverão compor os Comitês de Mobilização das cidades do Vale do Jiquiriçá, estão professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, além de conselheiros tutelares, lideranças religiosas e representantes do Educavale, importante parceiro das secretarias municipais de Educação na organização dos eventos de formação. Os grupos devem contar com o apoio, ainda, de autoridades locais que estiveram presentes nas Oficinas, como secretários de educação, prefeitos e vereadores.

 

Com a formação dos Comitês, os mobilizadores terão a oportunidade de aplicar junto à comunidade, de forma mais ampla, as orientações recebidas durante os eventos de formação. Durante as Oficinas, além de receberem informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e sobre a realidade educacional do Brasil, os mobilizadores tomaram conhecimento sobre como a colaboração mútua entre escola e família pode melhorar a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas. Para incentivar a participação dos pais no contexto escolar, os mobilizadores foram orientados sobre como superar as barreiras apresentadas tanto pelos profissionais da educação quanto pelos familiares nessa interação.

 

Além de propiciarem o debate sobre a importância da interação família-escola-comunidade, as Oficinas também ofereceram espaço para apresentações culturais conduzidas por alunos da rede pública e por artistas locais. Em Maracás, durante as atividades da Oficina, os mobilizadores comemoraram, ainda, as notícias do recebimento de novo mobiliário para as escolas do município e da implantação de duas novas creches do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância) nas cidades de Maracás e Planaltino.