CÂMARA MUNICIPAL DE
IBITITÁ

PREFEITOS VÃO DEBATER EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENCONTRO PROMOVIDO PELA UPB

 19/11/2013 | OUTROS


Gestores baianos vão se reunir para debater sobre Educação e Tecnologia no 2º Encontro de Prefeitos que começa nesta segunda-feira (18) e se estende até a quarta-feira (20).



O Vila Galé Marés, no município de Camaçari, é o local do encontro. A manhã desta segunda-feira está reservada para a recepção dos gestores, com o check-in e credenciamento. Antes da primeira palestra, os prefeitos já podem tirar dúvidas sobre programas federaia nos estandes dos Ministérios da Educação/FNDE Saúde, Cidades, Turismo, Pesca, Agricultura, Cultura, Minas e Energia, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Desenvolvimento Agrário, Planejamento, Orçamento e Gestão e Integração Nacional. O atendimento se estenderá até o último dia do encontro, e também contará com stands de órgãos como FUNASA, Corregedoria Geral da União, Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Faculdade e Educação – FACED, e contará com o apoio da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.



Após o almoço será dado início a primeira palestra, às 14h, Política Pública de Educação voltada para os Municípios apresentado pelo Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. A transversalidade entre os programas do governo: Saúde, Educação e Assistência Social é o tema das 15h30 com o convidado Mozart Sales, Secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Logo em seguida tem a palestra do Secretário da Casa Civil do Estado da Bahia, Rui Costa: Novos Caminhos para o Desenvolvimento.



Às 19h será realizada a solenidade de abertura com a presença de diversas personalidades falando da importância da educação, encerrando as atividades do dia. Entre as personalidades estarão presentes estão o governador Jaques Wagner, o Ministro dos Transportes, César Borges, a Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, os senadores Walter Pinheiro, Lídice da Mata, a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, a presidente da UPB, Maria Quitéria, entre outras.



A terça-feira (19) já começa com a conferência de abertura às 9h, abordando o tema Educação e Tecnologia, ministrada por Nelson Pretto, professor da UFBA, Mestre e Doutor em Educação, membro a Academia de Ciências da Bahia e Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência da Bahia (SBPC), que também mediará o debate logo em seguida.



A visita aos estandes segue durante todos os dias do evento e contará com uma exposição de projetos de sucesso de vários municípios de pequeno porte. Municípios case de sucesso em educação é o tema dos gestores de Licínio de Almeida (Alan Lacerda) e Rio de Contas (Márcio de Oliveira), às 11h.



Logo em seguida, às 14h abrirá uma mesa para discussão de Implementação de Políticas Educacionais e Soluções para o aprimoramento da gestão municipal na Educação. A mesa contará com a presença do representante do Estado, o secretário da Educação Osvaldo Barreto, a presidente Maria Quitéria da União dos Municípios da Bahia e o Secretário executivo do MEC, José Henrique Paim. Para mediar, foi convocado Cleverton Suzart, diretor da Faculdade de Educação da UFBA. O debate após as apresentações seguirá até as 15:30h. Às 16h o superintendente do Sebrae/Ba, Edival Passos falará sobre Tecnologia, Educação e Inovação para os Municípios. 



Último dia do encontro entre os prefeitos municípios começa cedo com o tema O Senac e atuação nos Municípios (09h) tendo como palestrantes Natália Sudsilowsky e Graça Maia Salles Rocha. Em seguida terá o lançamento do prêmio: Educação. Iniciativas que Transformam. A leitura da Carta do 2º Encontro de Prefeitos realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) encerra o evento.



O evento conta com o apoio do Governo Federal, Governo do Estado da Bahia, Banco do Brasil, Caixa, Desenbahia, Bradesco, Sebrae, Brasil Kirin, Coelba, Embasa, Educar Brasil, Grupo Positivo, Associação Brasileira de Municípios, Confederação Nacional de Municípios, Grupo Boticário, Conishi, E&L e Uno Público.