PREFEITURA MUNICIPAL DE
MIGUEL CALMON

Em meio a greve de servidores, termina hoje prazo para registro dos candidatos

 05/07/2012 | POLÍTICA

Termina nesta quinta-feira (5), às 19h, o prazo para o registro das candidaturas à prefeito, vice e vereador em todos os 5.565 municípios do Brasil. Até o final da tarde da quarta-feira (4), 422 candidatos a prefeito, 419 candidatos a vice e 9.842 candidatos a vereador haviam feito a solicitação de registro na Justiça Eleitoral.

No dia 28 de junho, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) voltou atrás em uma resolução que havia tomado em março, e liberou o registro de candidatos com contas de campanha reprovadas em eleições anteriores.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a maioria dos pedidos de registro de candidaturas acontece no último dia. Uma greve de 48 horas promovida pela Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União), iniciada na quarta-feira, pode tumultuar o processo de registro perto do final do prazo. O sindicato da categoria exige 56% de aumento real.

De acordo com a Fenajufe, os funcionários da Justiça Federal – que inclui a Justiça Eleitoral – aderiram à paralisação em cartórios eleitorais do Distrito Federal e de 16 Estados: Rio Grande do Sul, Bahia, Alagoas, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina, Pernambuco, Tocantins, Acre e Mato Grosso do Sul.

O sindicato afirma, porém, que a paralisação não é total em nenhum lugar. Em Goiás, a adesão dos funcionários está acima dos 90%, de acordo com a Fenajufe. Segundo o TSE, pelo menos 30% dos funcionários de todos os cartórios eleitorais trabalham normalmente.

A expectativa da Fenajufe é que haja confusão nesta quinta-feira, e que a greve impeça o registro de várias candidaturas pelo Brasil.

Preocupação

“É uma preocupação porque eu entendo legítimo o pleito dos servidores de que haja o reajuste cumprindo a Constituição. Mas é da maior importância que a gente consiga tornar efetivo este pedido [de registro]. Portanto, qualquer paralisação que coloque em risco esse cumprimento do calendário eleitoral é grave”, afirmou a ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE, ao final de uma reunião com os dirigentes dos Tribunais Regionais, na terça-feira.

A corte informa também que a maioria dos pedidos de registros de candidaturas é feito através da internet, e que o sistema informatizado funciona normalmente. De acordo com a lei, o TSE tem até o dia 9 para divulgar as estatísticas completas dos candidatos nas eleições de outubro