Com a presença de mais de 350 prefeitos eleitos e reeleitos, deputados federais, estaduais, secretários, vereadores, entre outras autoridades, no Resort Vila Galés Marés, em Camaçari, teve início nesta sexta, dia 09 de novembro, o Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos, cujo tema principal é “Sustentabilidade e Inovação, Desafios para a nova Gestão”. Orientar os atuais e novos prefeitos para transição municipal, fortalecer o diálogo entre as três esferas de poder, discutir sobre os principais desafios do novo mandato municipal 2013/2016, e disseminar boas práticas de gestão municipal são alguns dos objetivos do evento.
A solenidade de abertura contou com as participações do governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, do presidente da UPB, prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, do Subchefe de Assuntos Federativos a Secretaria da Presidência da República, Olavo Noleto, do presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia, Leur Lomanto Júnior, do Secretário de Relações Institucionais, Cesar Lisboa, o vice-governador Otto Alencar, dos senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro. Os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata parabenizaram o presidente Caetano pela condução da UPB e por todas as lutas que foram alavancadas na sua gestão, dando cada dia mais força para a instituição.
O Subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria da Presidência da República, Olavo Noleto, informou que o Governo Federal desenvolve intenso diálogo com estados e municípios e compreende a importância do fortalecimento das relações federativas para a consolidação do processo democrático e do desenvolvimento sustentável. Merece destaque neste processo o Comitê de Articulação Federativa (CAF) como instrumento de diálogo e cooperação para a elaboração de uma agenda federativa compartilhada. A construção dessa agenda compartilhada resultou em aumento significativo das transferências de recursos para os municípios e ampliação da sua capacidade tributária.
Presente no evento, o presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Leur Lomanto Júnior, parabenizou a iniciativa de Caetano pela realização do evento, sendo de grande importância para os prefeitos que vão assumir novas gestões. Em seu discurso Otto Alencar falou da importância da luta dos prefeitos pela modificação da lei. “O que se deve fazer é uma marcha a Brasília para que seja modificada a situação. Tem que mudar a lei. Os prefeitos não podem continuar tendo suas contas rejeitadas pelos 54% da Lei de Responsabilidade Fiscal”.
Idealizador do encontro, o presidente da UPB e prefeito de Camaçari Luiz Caetano agradeceu a presença de todos e informou que é preciso conhecer a realidade da prefeitura e do município, através de um diagnóstico preliminar. Falou da importância da UPB, como “casa dos prefeitos”, e o que o prefeito precisa fazer para fazer uma boa gestão. “Para o prefeito ter sucesso na sua administração tem de seguir três linhas, a boa gestão, boa política e uma boa comunicação”, afirmou.
O governador Jaques Wagner deu boas vindas a todos, afirmando que a partir de novembro já estará recebendo os prefeitos eleitos e reeleitos. Apresentou a equipe de governo e pediu colaboração na articulação e na elaboração de políticas públicas que reflitam na melhoria da qualidade de vida da população.
O Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos conta com o apoio do Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embasa, Coelba, Alconta, Desenbahia, IPM Brasil, Schincariol, Conam e Weblineti.