CÂMARA MUNICIPAL DE
BARRA DO CHOÇA

Importância da Comunicação e Marketing para a Gestão Municipal

 11/11/2012 | UTILIDADE PÚBLICA
Os governos que já incorporaram o conceito de transparência, que é uma nova ordem mundial, precisam entender como a comunicação bem feita pode ajudar, alavancar e facilitar os processos de gestão pública. As novas formas de comunicação mudaram o jeito de ver, entender e os relacionarmos com o mundo. As mudanças podem aparecer desde a captação de recursos para os municípios e, principalmente, nas situações necessárias para manter um canal de comunicação sempre aberto entre os municípios, a população, os governos estadual e federal, a iniciativa privada e o terceiro setor.

O tema, A Comunicação e Marketing Aliados a Gestão Municipal, foi apresentado pelo especialista em marketing político Sidônio Palmeira neste domingo, dia 11, no Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos que está acontecendo no Resort Vila Galé Maré, Camaçari. Segundo o especialista, na luta pelo poder político é preciso informação, interagir com a população. Marketing é o equilíbrio de tudo que acontece na sua gestão. Se o político tem um marketing eficiente, todo mundo vai falar da sua administração.

Na tevê o político tem que ter expressão, entonação e conteúdo. Já o rádio é um meio de comunicação que não dá limites a imaginação. E a Internet tem uma característica importante que é a interatividade. Falou dos erros e como superá-los e a importância de ter uma estrutura de marketing dentro da sua realidade.

A sociedade da informação, a qual atualmente vivenciamos, se caracteriza pela necessidade de respostas rápidas e por uma cultura acentuadamente voltada aos relacionamentos internos e externos, transformações que se localizam principalmente nas formas e no tempo de distribuição da informação, resultado de inovações tecnológicas e da importância ofertada ao desenvolvimento social. 

O ambiente das comunicações também mudou, com a inclusão das novas tecnologias que, de um lado, oferece mais recursos e, de outro lado, acelera os processos e altera uma cultura bastante tradicional de relacionamentos entre as comunidades interna e externa das organizações. Assim, temos notícias via satélite e por redes de computadores, Internet e Intranet, a explosão da informação em nosso cotidiano, crescente autonomia comunicacional do cidadão, a diminuição da prestação de serviços públicos presenciais, o crescente envolvimento da mídia com o mercado, enfim tudo parece indicar que existe uma grande transformação da cultura de comunicação na sociedade contemporânea.

Na comunicação a primeira preocupação deve ser com o conteúdo: o que você deseja comunicar e com que objetivo. Se deseja informar, simplesmente se atenha aos fatos, mas se deseja motivar, por exemplo, use o coração, pois só através dele será capaz de atingir o coração de seu interlocutor. Em todos os casos, no entanto, lembre-se de ser o mais sintético que puder. Quanto mais precisa for sua mensagem, menor a chance de dispersão de seu significado. Maior probabilidade, portanto, de alcançar o alvo. Seja ele o coração ou a mente de seu interlocutor.

O Encontro de Prefeitos Eleitos e Reeleitos conta com o apoio do Sebrae, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Embasa, Coelba, Alconta, Desenbahia, IPM Brasil, Schincariol, Conam e Weblineti. (Fonte: Jesser Oliveira. Ascom UPB)