Em
maio deste ano o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) divulgou os
resultados da terceira edição da pesquisa Tecnologias de Informação e
Comunicação Educação, produzida pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto
BR. A pesquisa realizada em 865 escolas públicas e privadas, selecionadas a
partir do Censo Escolar do MEC 2011.
A pesquisa avaliou o uso pedagógico do computador e Internet em atividades com
alunos. De acordo com os resultados o relatório aponta a necessidade de
políticas públicas de incorporação das tecnologias de informação e comunicação
(TIC) no ambiente escolar.
Quando se trata da infraestrutura de TIC nas escolas o quadro apresentado na
pesquisa é o seguinte:
Cresceu a presença de computadores portáteis nas escolas públicas, porém a
velocidade de conexão limita o uso desta ferramenta nas escolas públicas. Para
78% dos diretores, 73% dos professores e 71% dos coordenadores das escolas
públicas entrevistados o problema da baixa velocidade de conexão agrava o
processo pedagógico aliado ao uso de TIC.
Analisando o perfil do professor, a pesquisa TIC Educação 2012 mostra que os
docentes aderem à tendência de mobilidade, mas a formação inicial deles ainda
não integra as novas tecnologias. A pesquisa aponta também que parte do
professor a iniciativa de buscar qualificação nesta área.
A sala de aula como local mais frequente de uso do computador e internet nas
escolas brasileiras se sobressai, mas o uso das TIC em atividades pedagógicas
ainda é instrumental. Outros dados que chamam atenção mostra que em média de 21
computadores de mesas nas escolas, apenas 18 funcionam.
Os dados da pesquisa TIC Educação 2012 serve como alerta. Não há como
incrementar políticas públicas sem que se ofereça possibilidades destas
políticas serem implantadas em condição de bom uso e funcionamento.
Os resultados TIC Educação 2012 podem ser acessados no link:
http://www.cetic.br/educacao/2012/apresentacao-tic-educacao-2012.pdf