PREFEITURA MUNICIPAL DE
AMÉRICA DOURADA

Ministério da saúde habilita programa baiano de internação domiciliar

 04/01/2012 | OUTROS

Sete unidades hospitalares da rede estadual de saúde da Bahia, que contam com Serviço Internação Domiciliar (ID), foram habilitadas pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria nº 3.255, publicada no Diário Oficial da União. Com a habilitação, as equipes da ID, que eram totalmente financiadas com recursos do tesouro estadual, passam a ser mantidas com recursos federais.

De acordo com a portaria do Ministério da Saúde, em Salvador foram habilitados os hospitais Geral Roberto Santos, Geral do Estado, Geral Ernesto Simões Filho, Manoel Vitorino e Hospital do Subúrbio. No interior do estado foram habilitados os hospitais Regional do município de Juazeiro e o Regional Dantas Bião, de Alagoinhas.

Pioneiro na Bahia, o programa de Internação Domiciliar foi implantado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em 2008 e presta assistência, em casa, a pacientes que necessite de cuidados e tecnologias acima dos oferecidos em ambulatório.

Esses pacientes são assistidos em domicílio por equipe de saúde específica para este fim, além de serem cuidados por familiares orientados e monitorados pelos profissionais da equipe. Atualmente o programa tem 26 equipes em atividade, atuando em 14 hospitais de 10 municípios. Somente no em 2011, 1.514 pacientes foram admitidos e acompanhados pelas equipes da Internação Domiciliar.