Para solucionar os problemas locais de seus Municípios associados, a Associação
dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), aprovou o
regimento para a criação de fóruns municipais e elegeu as diretorias
correspondentes. A ação deve fortalecer a gestão pública municipal na
região.
Durante o encontro que ocorreu nesta
terça-feira, 19 de fevereiro, na sede da Amurc, os grupos apresentaram e falaram
das dificuldades encontradas em seus Municípios, além de relatar algumas
demandas que visam o bom funcionamento do Poder Público
Municipal.
De acordo com os Secretários de
Administração, algumas das principais solicitações devem-se a urgência para a
realização de um curso de Pregoeiro e do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria
(Siga) para servidores, além da necessidade de um Curso de Gestão Pública para
planejamento estratégico voltado aos secretários.
Espaço para sanar
dúvidas
Entre os Procuradores foram abordadas
temáticas como a Lei Municipal, Piso Salarial e Índice de Pessoal, o nível de
endividamento acima do limite legal, além das necessidades de qualificação das
Comissões de Licitação, atualização do Estatuto dos Servidores, a Reforma
Administrativa, dentre outros assuntos pertinentes a
Procuradoria.
O coordenador executivo da Amurc, Luciano
Veiga aproveitou a oportunidade para agradecer a presença dos Procuradores e
Secretários Municipais no encontro que resultará na construção de uma equipe
municipal mais eficiente e eficaz, norteados pelos valores da ética. “Este
programa reunirá as melhores práticas, feedback, capacitação e outros
que permitirá a transformação pelo conhecimento do gestor, consequentemente da
gestão pública na nossa região”, analisou.