Os Municípios do Nordeste e do Norte de Minas Gerais e Espírito Santo têm até esta sexta-feira, 16 de dezembro, para se inscrever no Programa Banco do Nordeste 2012. Em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o BN vai selecionar projetos culturais que atendam comunidades desprovidas de cultura. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) apóia o Programa e alerta para o prazo final de inscrição.
O Programa vai disponibilizar no mínimo 50% do valor total dos projetos aos Municípios selecionados. As ações devem ocorrer nas localidades onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é abaixo da média do Nordeste e/ou Índice de Exclusão Social (IES) é acima da média do Nordeste.
O objetivo é disseminar e incentivar a cultura nos campos da música, literatura, artes cênicas, dança, artes visuais, audiovisual, patrimônio e artes integradas ou não-específicas.
Nos projetos, O Banco do Nordeste deve analisar:
-
Critérios referentes à qualidade técnica e/ou artística;
-
Desenvolvimento de ações que promovam a acessibilidade e a formação de platéias;
-
Ações e investimentos dos recursos financeiros voltados prioritariamente para Municípios da área de atuação do Banco do Nordeste e
-
Visibilidade físico-financeira e sustentabilidade, dentre outros.