Com o auditório lotado de prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais, estudantes, parlamentares, representantes de órgãos federias e estaduais e interessados no tema 'gestão pública', foi realizado nesta terça-feira, dia 30 de agosto, na União dos Municípios da Bahia (UPB), o 1º Seminário Nacional de Gestão Pública 2011. O evento integra o calendário de atividades da Associação Brasileira de Municípios (ABM) em parceria com a Caixa Econômica Federal. O Seminário tem o objetivo de discutir propostas e apresentar soluções sobre assuntos de relevância para os municípios.
A palestra técnica que abriu o evento foi da Caixa Econômica Federal, ministrada pelo superintendente da Caixa em Salvador, Juscelino Campelo de Siqueira, e falou sobre a importância dos programas da Caixa, como o Prouca - Programa um Computador por Aluno, que promove a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal e também falou do programa Minha Casa Minha Vida, que já vem sendo utilizado por vários municípios baianos. Outra palestra importante do seminário foi Melhores Práticas em Gestão Local - projetos da Bahia premiados pela Caixa, onde foi ressaltado os critérios que são analisados para que os municípios sejam premiados. "O que analisamos são os seguintes critérios: impacto, sustentabilidade, parceria, fortalecimento das lideranças locais, inclusão social, equidade de gênero e reaplicabilidade", destacou a gerente executiva da Caixa, Stella Maris Garcia. Entre os municípios premiados estão Salvador, Lauro de Freitas, Ituberá, Camamu, Igrapiúna, dentre outros.
No período da tarde, as palestras deram seguimento com o tema Perspectivas para Finanças Públicas Municipais, com o presidente do Fórum de Secretários Municipais de Finanças da Bahia - SEFIN-M/BA, Luiz Cláudio; Gestão Energética Municipal, com o palestrante Marcio Cesar, da Eletrobrás; Projeto de Política Pública de Transparência Municipal, com o diretor da Associação Transparência Municipal, Paulo Sérgio, e a última palestra Oficina da 1º Conferência sobre Controle e Transparência Pública , com a diretora de Prevenção de Corrupção da CGU, Vânia Vieira.