A Presidenta Dilma Rousseff reuniu governadores e representantes dos prefeitos no Palácio do Planalto, nesta terça-feira (8) para tratar das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia em todo o país, lançado oficialmente nesta semana.
O objetivo foi fornecer diretrizes unificadas a serem seguidas pelos estados e municípios para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus: o Aedes Aegypti.
As medidas mais urgentes estão centradas no combate aos focos do mosquito e na proteção grávidas contra o zika vírus, sobretudo nos três primeiros meses de gestação.
“O governo fará tudo para combater esse problema tão grave que o Brasil está passando”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro, durante a reunião.
O ministro informou que foi montado, no Ministério de Integração Nacional, um centro de controle e avaliação de todas as ações do plano. E será instalado um centro regional em cada estado, integrado a Brasília.
De acordo com o Ministério da Saúde, até 5 de dezembro de 2015, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação.
O estado de Pernambuco registrou o maior número de casos (804). Em seguida estão os estados da Paraíba (316) eBahia (180).