Reforma e ampliação de oito postos de saúde, realização de
obras de contenção de encostas, dragagens de canais, construção de equipamentos
esportivos. Estes, entre outros projetos, somados representariam um investimento
de quase R$ 20 milhões. Verba que está liberada na conta do governo federal para
Salvador, mas que não pode ser sacada porque a prefeitura está com o nome sujo.
Desde 2011, a capital baiana está negativada no Serviço
Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias, conhecido como Cauc, um
tipo de SPC das prefeituras. Se o nome está lá, convênios, cooperações ou
auxílios financeiros do governo federal não são liberados. Para conseguir
driblar a restrição, só restou à atual gestão apelar para a Justiça Federal.
Sob o argumento de não ter culpa por erros cometidos no
passado, a prefeitura já conseguiu a liberação de verba para quatro convênios:
revitalização da orla da Barra (R$ 14,8 milhões), reforma do Mercado de Itapuã
(R$ 1,3 milhão), nova sinalização turística da cidade (R$ 2,4 milhões) e obras
para acessibilidade nos 7 Pontos Mágicos de Salvador (R$ 3 milhões).
Em nota, a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) informa que
a justificativa utilizada pela atual gestão para sensibilizou a Justiça foi a de
que “a responsabilidade das inadimplências é da gestão anterior e, portanto, a
população não pode sofrer as consequências disso”. Foi utilizado como argumento
ainda o fato de a prefeitura de Salvador ter publicado o Decreto 23.752/13 no
início de janeiro, que instituiu uma comissão específica com a finalidade de
tirar a prefeitura do Cauc.
Formado por técnicos da Fazenda, procuradores do Município e
representantes de cada uma das secretarias, a comissão já está debruçada para
tentar resolver os problemas que mantém a prefeitura no Cauc. Algumas pendências
foram fáceis de resolver, como a que existia com o Ministério da Saúde – a
prestação de contas de um convênio de cerca de R$ 45 mil para a instalação de
uma ouvidoria na área de saúde. A situação foi regularizada no início de
fevereiro, segundo informações fornecidas pelo ministério.
Cruzada
Mas é a via judicial, segundo o prefeito
ACM Neto (DEM), que deverá ser usada para destravar, em caráter emergencial,
verbas de outros convênios até que a situação seja regularizada. “Tudo o que for
preciso para empenhar recursos federais, nós faremos. Nós vamos recorrer a
liminares, e eu tenho certeza que a Justiça vai viabilizar (a liberação)”,
disse. No caso dos convênios que já tiveram liberação judicial, como o que prevê
reformas na orla da Barra, até o momento nenhum real entrou nas contas da
prefeitura. Mas o problema é outro: ausência de projetos.
O prefeito assegura que enviará os documentos necessários para
obter os recursos até o fim do mês. “Eu tenho até o fim de março para apresentar
os projetos. Eles estão sendo feitos, vamos apresentar e, logo em seguida, vamos
começar a executar essas obras. Está tudo dentro do cronograma”, salientou.
Redução
Devido ao nome sujo, a prefeitura viu
minguar a arrecadação de recursos federais. Para se ter uma ideia de quanto a
cidade já perdeu, é só comparar o volume recebido nos anos anteriores à
restrição, como em 2008, 2009 e 2010. Nestes anos, respectivamente, novos
convênios captaram para a capital baiana R$ 55 milhões, R$ 167 milhões e R$ 22
milhões. Em 2011, quando o nome começou a ficar sujo, entrou apenas cerca de R$
1 milhão. Ano passado, apenas R$ 109 mil, e, até a presente data, 2013 está
zerado.
Para obter apoio do governo federal, o prefeito viajou na
última terça-feira a Brasília para percorrer gabinetes do Palácio do Planalto em
busca de recursos da União. Reuniu-se com os ministros do Esporte, Aldo Rebelo;
do Turismo, Gastão Vieira; da Saúde, Alexandre Padilha; e a da Cultura, Marta
Suplicy. Contudo, de nada valerá o périplo se ele não conseguir tirar o nome da
prefeitura do cadastro de município inadimplentes.
“Os problemas com o Cauc são variados. Tem dívidas de FGTS,
INSS... Nós estamos fazendo um trabalho para limpar a prefeitura, mas é um
trabalho difícil”, ponderou ACM Neto.