CÂMARA MUNICIPAL DE
CRISÓPOLIS

Comitê dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 estará hoje na UPB

 29/03/2011 | OUTROS

Hoje o Comitê dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 estará na sede da UPB, para fazer sua apresentação. A comitiva será chefiada por Ricardo Prado, gerente de esporte do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Ricardo Prado é diretor da ABRAESPORTE e foi considerado um dos melhores nadadores do País na década de 80, inclusive já foi medalha de prata nas olimpíadas de Los Angeles, em 1984. Os Municípios têm somente até o dia 05 de abril para se candidatarem a sede de alguma delegação estrangeira na fase pré jogos olímpicos.

 

SELEÇÃO - Para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, o processo de seleção de municípios de qualquer região do País que desejarem receber delegações para a fase pré jogos olímpicos já começou. As cidades interessadas têm até o dia 05 de abril deste ano para cadastrar seus projetos na primeira fase do processo de seleção.

Os concorrentes podem ofertar seus territórios tanto a uma delegação inteira, como a uma modalidade esportiva apenas. Porém, para que as Federações Olímpicas Internacionais possam trazer seus atletas, é necessário atender a alguns requisitos básicos nas áreas de transporte e localização, hospedagem, e serviços médicos e de emergência.

 

As reformas e construções necessárias para atender aos requisitos exigidos terão que ser feitos com recursos próprios da Prefeitura. Porém, a utilização das instalações esportivas e dos serviços ofertados são custeados por cada delegação. "Cada comitê paga por sua conta. Além de alugar piscinas, quadras e clubes, vão se hospedar no hotel, usar restaurante do município... Cada candidato tem que estar ciente dos gastos, mas também do retorno", disse o diretor de esportes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Agberto Guimarães.

 

O local selecionado ainda ganhará divulgação nacional e internacional em sites e publicações do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e do Comitê Olímpico Internacional (COI). Também será lançado um guia durante as Olimpíadas de Londres do ano que vem, com todas as cidades eleitas. O guia será divulgado na Casa Brasil - espaço de promoção da cultura brasileira , dos Jogos Olímpicos do Rio, e das ações do COB. A partir do guia, cada delegação irá escolher o local que atenda suas necessidades, e negociar o valor do aluguel das instalações.

 

As Olimpíadas do Brasil irá receber 11 mil atletas de 205 países. O processo de seleção de municípios será uma oportunidade de se integrar as Olimpíadas a todo o País, e prover as cidades de novas e melhores instalações esportivas. Além de Municípios, podem se candidatar instituições esportivas municipais, estaduais e federais, de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes e empresas do ramo esportivo com instalações que se enquadrem nos requisitos técnicos de participação.