PREFEITURA MUNICIPAL DE
CAFARNAUM

Dirigentes municipais do Vale do Jiquiriçá e SecultBA se reúnem para discutir políticas culturais

 06/03/2013 | CULTURA

Com o objetivo de fortalecer as ações culturais dos municípios do Território de Identidade Cultural do Vale do Jiquiriçá, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia promoveu na cidade de Mutuípe, um encontro com secretários e dirigentes municipais de 20 cidades pertencentes à região. O evento também foi uma oportunidade de estímulo à formação de consórcios entre as cidades, para que eles realizem projetos conjuntamente, aumentando suas ações.

Pela manhã, o secretário de Cultura, Albino Rubim, apresentou aos prefeitos dos municípios a estrutura e os projetos da Secretaria, as formas de financiamento, a política de editais e o Sistema Estadual de Cultura. À tarde, o secretário se reuniu com dirigentes e secretários municipais de cultura e debateram sobre o sistema, as Conferências Territoriais, a necessidade da criação do Fórum Territorial de Dirigentes Municipais de Cultura e a importância dos consórcios.

Para o assessor de Relações Institucionais, Benito Juncal, os municípios, isoladamente, muitas vezes não tem condições de realizar projetos culturais por falta de recursos, mas se ocorre unidade entre os municípios, através da formação de consórcios, se maximiza as suas ações. “O nosso objetivo é que as cidades pensem em escala territorial, o que dá a identidade dos municípios é a identidade do seu Território Cultural. As ações de capacitações, como oficinas de elaboração de projetos, e as produções de espetáculos, como peças de teatro, são melhor realizadas se forem para quatro municípios ou mais, porque atinge mais pessoas, do que se for para apenas um município.”

No final de março, com data a ser definida, os dirigentes municipais do Território do Vale do Jiquiriçá irão apresentar uma proposta de trabalho conjunta para os municípios e a Secretaria de Cultura do Estado. Em abril, será a vez do Território do Sisal e do Portal do Sertão se encontrarem com a SecultBA.