O 3º Encontro Regional de Orientação do TCM- BA, realizado em parceria com a UPB e IPM Brasil reuniu 34 municípios e cerca de 1000 representantes da região Oeste, hoje, dia 10, em Santa Maria da Vitória. O prefeito do município Padre Amário iniciou o evento reforçando a necessidade de orientação: "Precisamos errar menos e sabemos que vamos acertar mais, através da orientação que vamos receber neste importante evento".
A abertura do evento teve a execução do Hino Nacional, com a banda "Líder do Corrente", em homenagem ao rio que banha a cidade, que ainda executou duas músicas do folclore brasileiro. As palestras foram bem concorridas:
Pela manhã, o Coordenador da CAM, Antônio Dourado Vasconcelos falou sobre Gestão Pública Responsável; o Inspetor da 7ª. IRCE (Caetité), Marcelo Luis Pereira de Souza ministrou debate sobre Licitações e Contratos e novamente Antônio Dourado Vasconcelos debateu sobre Restos a Pagar.
No período da tarde, três outras palestras: Organização do SIGA - Sistema Integrado de Gestão e Auditoria, com o Analista de Controle Externo, Jorge Henrique Santos Queiroz; Ações Transparentes - Lei Complementar 131, com o Inspetor da 27ª IRCE (Barreiras), Fernando das Dores Esquivel Filho e Limites Constitucionais, com o Inspetor da 25ª IRCE (Santa Maria), Charles Amsterdam Teixeira Góes.
Durante o Encontro, o conselheiro Ronaldo Sant'Anna falou que "O TCM vai continuar o seu trabalho de fiscalizador, mas, agora, diante destes eventos, temos certeza de que os gestores municipais estarão bem mais atentos e qualificados para não cometer erros que são os responsáveis por rejeição e restrições em suas contas. Não somos algozes, mas parceiros em busca da otimização da administração pública municipal, porque assim estaremos contribuindo de forma global para um atendimento mais eficiente em defesa das comunidades", enfatizou.
Os debates técnicos realizados durante os dois turnos foram bem aproveitados pelos participantes que fizeram muitas perguntas. Os principais questionamentos foram sobre os problemas de apresentação de contas das prefeituras, câmaras de vereadores e jurisdicionados da administração pública municipal.
Compuseram a mesa o conselheiro Ronaldo Nascimento de Sant'Anna, representando o presidente do TCM, Paulo Maracajá Pereira, o presidente da UPB, prefeito de Camaçari Luiz Caetano, o prefeito de Santa Maria da Vitória, Padre Amário Santana, a presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Evanice de Castro Souza e o presidente da AMORVALE Marcão Santana e o prefeito de Muquém do São Francisco, José Nicolau Teixeira Leite.
Pelo TCM esteveram presente, além do Conselheiro Ronaldo N. de Sant'Anna, que representou o presidente Paulo Maracajá Pereira, com o Ouvidor Francisco Senna, o Coordenador do CAM Antônio Dourado Vasconcelos, os Inspetores Regionais Marcelo Luis Pereira de Souza, Fernando das Dores Esquivel Filho e Charles Amsterdam Teixeira Góes, o Analista de Controle Externo Jorge Henrique Santos Queiroz e o Assessor de Comunicação Social Edson Almeida.